25 de setembro de 2013

Os Pinheiros do Vitória


Em tempos, um treinador do Sporting, vindo do Vitória SC (o de Guimarães), reivindicava a necessidade de ter um "pinheiro" no plantel.
 
Pessoalmente, também gosto de Pinheiros, que não significa toscos, de jogadores fortes, altos e com instinto matador.



Gosto de equipas que jogam com 2 avançados - um Pinheiro Goleador e um 2º avançado mais móvel que abra espaços e seja capaz de fugir aos Centrais (mais preocupados em marcar o Pinheiro). 
 
Uma das coisas que admiro em Jorge Jesus é ter recuperado esse esquema no Benfica, que tradicionalmente sempre jogou com 2 avançados até que os treinadores "modernos" começaram a inventar outros sistemas...
 
4-4-2 clássico ou em losango, 4-1-3-2 ou 4-2-4 - interessa é ter 2 avançados (e um dele Pinheiro). 
 
Se olharmos para o Bayern de Munique do ano passado, o que ganhou tudo, aquilo era ou não um 4-2-4? ou 4-4-2 em alguns momentos, com Muller e Goméz na frente e Ribery e Robben nas alas? 
 
E Goméz não é um belo Pinheiro?
 
 
De repente lembro-me, por exemplo, de Jardel (o Pinheiro) com João Vieira Pinto (o 2º avançado) no Sporting - que bela Dupla e que bela época fizeram! 
 
Ou Brian Deane + Nuno Gomes ou Cardozo + Lima no Benfica...

Até no 4-3-3 o Pinheiro pode funcionar, mas aí precisa ter 2 extremos muito verticais, que cheguem muitas vezes à linha e "carreguem" cruzamentos para a área, ao mesmo tempo que o "10" do triângulo de médios se aproxima da área, quase funcionando como 2º avançado (lá está). 
 
Um exemplo?  
 
O Porto de Jardel, com Drulovic e Capunho nas alas e Zahovic nas costas. Existem, no entanto, mais casos de 4-3-3 sem Pinheiro e com um avançado ágil e móvel - O Porto de Falcao ou Jackson (não são pinheiros) e o Sporting de Liedson, por exemplo... 




Mas tudo isto para vos falar do Vitória e dos seus Pinheiros...
 
O Vitória tem sabido descobrir Pinheiros e a aproveita-los bem, nas últimas épocas.
 
Começou com Edgar (58J- 21G), depois Baldé (27J - 9G) e este ano Maazou (que já leva 2 golos no Campeonato e 1 na Europa). 
 
Imediatamente antes jogava sem Pinheiro, com Toscano ou Soudani soltos (melhor dizendo "largados" lá na frente) e o resultado não era tão bom. 

Maazou é forte e rápido (essa é uma característica mais rara nos Pinheiros) e merece ser acompanhado com atenção.




Sem comentários:

Enviar um comentário