1 de novembro de 2013

Momento Totobola - Jornada 9

Infelizmente, por motivos vários, não foi possível realizar o momento totobola na última jornada.

Está de volta esta rúbrica de referência da blogosfera portuguesa, para a jornada 9:


Académica X Benfica: Benfica

Depois de "apanhar" o Sporting na tabela, e mantendo-se o Porto a 5 pontos o Benfica está "obrigado" a ganhar. Num campo tradicionalmente complicado, contra uma Académica formatada para os contra-ataques rápidos, com estremos "batidos" como Marinho e Diogo Valente, não se adivinha vitória fácil para os encarnados.


Belenenses X Porto: Porto

Muito gostaria de ver o Porto a perder pontos na 1ª deslocação a Lisboa da época, mas é improvável que tal aconteça.
Como referiu o Paulo Fonseca a vitória no Clássico deu uma injeção de moral à equipa e por isso, dificilmente o Belenenses conseguirá roubar pontos ao tricampeão.
Para complicar ainda mais a sua missão, o Belenenses estará privado da sua principal estrela - Miguel Rosa - ausente por lesão.


Sporting X Maritimo: Empate

Um Sporting na ressaca da derrota no Dragão que pode ter influência na "moral" das tropas, ainda que tenha tido um comportamento positivo em campo e um Maritimo sempre "duro de roer" e a jogar "sobre brasas" pode dar um jogo muito cauteloso de parte a parte, com possível divisão de pontos...


Arouca X Paços de Ferreira: Paços de Ferreira

À demissão inevitável de Costinha, seguiu-se a contratação de Henrique Calisto  - uma espécie de Bombeiro de Serviço em Paços - para o cargo. Não concordo com a escolha, mas ainda assim tenho que concordar que o Currículo de Treinador/Bombeiro de Calisto é considerável e apresenta resultados. Calisto chamará certamente o grupo à realidade ("esqueçam lá o sonho Europeu e comecem a mas é a lutar dentro de campo") e isso terá como consequência um Paços mais competitivo.
O Arouca é, para mim, a equipa mais fraca da Liga, por isso, o adversário ideal para iniciar a recuperação do Paços.


Nacional  X Olhanense: Nacional

Ao contrário do caso do Paços, a substituição de Abel Xavier em Olhão é incompreensível e injustificada, embora a escolha de Paulo Alves para o substituir tenha sido uma boa escolha (ao contrário de Calisto). Paulo Alves é competente e está muito formatado para equipas pequenas (fruto da experiência no Gil Vicente onde fez um excelente trabalho).
Ainda assim, a "chicotada" não deverá produzir efeitos na Madeira e a derrota será o desfecho mais provável.


Estoril X Vit. Setúbal: Estoril

Que dizer deste Estoril? Foi surpresa no ano passado e, ao contrário do Paços e do que é habitual, mantém-se no topo da classificação este ano. Joga bem, tem alguns jogadores interessantes e um treinador que começa a tornar-se um fenómeno.
Para além disso é a equipa da minha terra, por isso há que acreditar.
Em Setúbal mora um Gestor/Dirigente/Sindicalista/Treinador/Presidente que quer ser tudo e por isso não consegue ser bom em nada. Péssima escolha para o Cargo...prevejo uma época sofrível em Setubal, que corre o risco de passar  a lanterna vermelha já nesta jornada!


Gil Vicente X Vitória: Empate

Provavelmente será um dos jogos mais interessantes desta jornada. Frente-a-Frente 2 equipas que têm feito um excelente campeonato.
O Gil, com o estreante João de Deus a mostrar qualidades e surpreendentemente em 5º lugar com os mesmos pontos do Estoril. Ainda não os vi jogar, mas sei que os jogadores formados no Benfica - João Vilela e Luis Martins - têm sido destaque.
Do outro lado o "meu" Vitória, que à sombra do seu "Pinheiro" Maazou e de um meio-campo de qualidade superior,  joga bem à bola e lá está no 7º lugar, à frente do rival Braga e a 1 ponto do 4º (Estoril).
Um ponto apenas os separam, Derby do Minho...vai dar bom jogo e divisão de pontos!


Braga X Rio Ave: Braga
As duas maiores decepções do campeonato até ao momento.
Um Braga com mais responsabilidades, claro, que parece estar a acusar a pressão de querer ser "Grande" e do bom arranque do Sporting (tido à partida como o seu principal rival na luta pelo 3º lugar).
Nunca fui grande fã de Jesualdo, mas reconheço-lhe competência (o seu CV fala por si), não tenho dúvidas que o Braga vai recuperar  e ainda chegará ao lugar que lhes destinei, aqui.



Sem comentários:

Enviar um comentário